quinta-feira, 10 de março de 2011

Em 1994 começava a 1ª Expomaar de Arandu-SP


(Dupla Zezé Di Camargo e Luciano fazendo Show na Expomaar em Arandu em 1996)

  A Primeira Festa do Peão de Arandu foi realizada no ano de 1990, em um terreno bem na entrada da cidade, terreno esse que era de propriedade particular do Sr.Joaquim Lopes Medeiros (in memoriam),que fazia a doação para acolher circos e parques de diversões que chegavam para se apresentar na cidade. Na mesma década em 1994 o então prefeito de Arandu na época , Joselyr Silvestre, que fazia seu 2º mandato, começou a construção de um recinto apropriado para realização de eventos e principalmente da festa do peão; construiu o Recinto de Exposições Atilio Silvestre, que foi inaugurado no mesmo ano no mês de março, mês do aniversário de Arandu.
 Nesse mesmo ano, foi realizada a 1ª EXPOMAAR (Exposição Municipal Agropecuária de Arandu) já em novo recinto, onde contou com expositores de gado, equinos, além de rodeios, mirim, amador, profissional e shows musicais.
Em 1996 , a EXPOMAAR ficou conhecida regionalmente, pela sua grande Festa realizada. O prefeito Joselyr Silvestre inovou o jeito de fazer festas na Região e trouxe pela primeira vez na Região as duplas de maiores sucessos no Brasil na época: Zezé di Camargo e Luciano e Leandro e Leonardo. Há quem lembre dessa Festa de 96, onde Arandu, cidade de pouco menos 5 mil habitantes (em 1996), ficou marcada pelos shows de alto nivel , sendo a pioneira na região.
A vinda desses shows , eram destak em jornais e até programas de TV, e chegou até ser comentando no Programa do Gugu (Sbt), em uma previsão da Mãe Diná; onde ela dizia que uma cidade do interior iria receber muita gente, e tava prevendo acontecer um acidente gravissimo com a queda de uma das arquibancadas.. Mais isso não parou os ânimos do povo, a festa foi record de público, a cidade ficou pequena para acomodar tanta gente e veiculos,. já que o volume era grande, além dos congestionamentos que chegava até o trevo do posto Bizungão, dentro de Avaré cidade vizinha, formando um total de 12 kms de lentidão até a Festa.
Após a Festa da Expomaar em abril de 1996, o prefeito Joselyr Silvestre, renunciava o cargo de prefeito de Arandu, para concorrer as eleições para prefeito de Avaré. Em outubro do mesmo ano Joselyr venceu as eleições e se tornou prefeito de Avaré na Gestão de 1997 a 2000 , sendo também o inovador da Festa do Peão de Avaré. Joselyr em 1997 inovou em Avaré e criou a 1ª FEST COUNTRY, festa que foi realizada juntamente com a Emapa (Exposição Municipal Agropecuaria de Avaré) Na primeira edição da Fest Country, foi o marco da renovação, onde foram realizados grandes shows, pela primeira vez na cidade trazendo para o recinto mais de 500 mil pessoas em uma semana de festividades.

EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA (EMAPA)

Logo no inicio que Joselyr assumiu a prefeitura, a Exposição agropecuaria de Avaré estava em decadência,  pois o numero de bovinos e equinos expostos eram de apenas 350, sendo que o parque comportava 2000 animais. Em pouco tempo Joselyr voltou a colocar a Exposição entre as Melhores do Brasil com mais de 3.500 animais expostos batendo record nacional em 2007, trazendo grandes expositores e leilões de gados, movimentando o Agronegócio Nacional.
Podemos dizer, que além das grande atrações e inovações, o Prefeito Joselyr realizou grandes feitos no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, fazendo reformas , ampliação e melhoramentos. Umas da obras mais marcantes e que hoje é um dos cartões de visita da cidade; foi a construção da Praça do Criador (foto abaixo) além da Construção do Arenão (Estádio para Rodeios e Shows) com capacidade para 35 mil pessoas sentadas.(obra ainda em andamento).
Com todas essas obras e inovações,  Joselyr Silvestre foi sem duvida, o responsavel pelo sucessso das feiras agropecuárias e rodeios da região, fazendo as comissões organizadoras e prefeitos de outras cidades; ver com bons olhos a importância de realizar uma festividade com qualidade para a população, gerando divertimento e economia para o comércio municipal , principalmentes os hoteleiro e gastronômicos., que recebem milhares de visitantes durante a Exposição.  Afinal de contas, a população, além de saúde, educação, habitação e transporte de qualidade,  também precisa um bom divertimento.
(a redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário