terça-feira, 8 de março de 2011

Barra Mansa - O Tenor das Arenas

   (na foto acima Helinho Camargo, Barra Mansa e Jô Silvestre - Locutores de Rodeio

"Essa é minha homenagem ao grande locutor de rodeios BARRA MANSA, na qual tive o prazer de dividir o microfone em alguns rodeios que fizemos. Barra Mansa sem duvida fez e continua fazendo história no Rodeio Brasileiro." ( Jô Silvestre )

Diferente do que se possa imaginar, as festas de peão que acontecem durante todo o ano, de ponta a ponta do Brasil, trazem a fé em Nossa Senhora Aparecida, protetora dos peões, e a alegria e emoção dos versos declamados pelos locutores. E foi isso que cativou, há mais de 30 anos atrás, José Rodrigues Pereira, conhecido como Barra Mansa, o Tenor das Arenas. Nascido na fazenda da Barra Mansa, na cidade de Adolfo, desde criança era conhecido como Zé da Barra Mansa, daí o apelido que o seguiria para a vida toda. Com onze irmãos, Barra Mansa perdeu a mãe aos 8 anos. Com 16 anos foi trabalhar em uma rádio na cidade de Novo Horizonte, como faxineiro. Mas não demorou para que se colocasse atrás do microfone e desse o primeiro passo para uma vida trilhada sobre versos, rimas e muita emoção, levadas para as festas de peão de todo o Brasil. Depois de narrar jogos de futebol e apresentar projetos de cultura popular do Estado de São Paulo, quando trabalhou na Secretaria de Cultura, em 1977 começou a narrar os anúncios comerciais das festas de peão, ao lado do amigo e incentivador Zé do Prato, narrador oficial da Festa de Peão de Barretos. Também montou a dupla de cantadores de viola Boy e Barra Mansa.

      Em 1982 começou a narrar a Festa de Peão de Barretos, onde tornou-se locutor oficial, permanecendo até hoje. De origem e personalidade humildes, traz como marca sua voz grave e forte, sua tranqüilidade, sua experiência e seus versos, fazendo, em média, 43 festas por ano. Lançou outros nomes consagrados da locução de rodeios como Marco Brasil, Asa Branca, Della Morena, Mara Magalhães, Leandro Sato, entre outros. Fez participação especial nas novelas "Ana Raio e Zé Trovão" e "Pantanal", da TV Manchete, dirigidas por Jaime Monjardim. Caseiro, o locutor não se afasta muito da família, ficando longe apenas nos finais de semana, quando acontecem as festas. Mas costuma vir a Rio Preto, para ver a esposa Nice e os filhos Aline e Neto, antes de partir para a próxima viagem. Às vezes viajando 300 quilômetros somente para matar a saudade.

MAIS DE TRINTA ANOS DE PROFISSÃO

      Com mais de 30 anos de locução de rodeios e 26 anos como locutor oficial da Festa de Peão de Barretos, Barra Mansa lança seu 13º CD, "Barra Mansa - O Rei do Rodeio", fazendo a interpretação da música tema da Festa de Peão de Barretos deste ano, "O Limite é o Chão", em ritmo de Funk. Além da correria pelas festas em todo o Brasil, Barra Mansa tem um programa semana na rádio Regência FM, na cidade Lins, chamado "Rodeio na Regência", onde faz apresentação de músicas de viola, declama versos e conta estórias; e do programa Rodeio com Barra Mansa, na rádio Ondas Verdes FM, de Catanduva. Teve participação nos CDs: "Bailão do Peão 2" e "Bailão do Peão Internacional", pela Polygran; "Os melhores Momentos da Festa do Peão de Barretos", da Continental; "Barra Mansa Rodeio Life", pela BMG e que vendeu mais de 280 mil cópias; entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário